Dicas

Onde investir meu dinheiro?

4 Mins read

É provável que você já tenha pensado em como ganhar mais dinheiro, certo? Afinal, uma renda extra é sempre bem-vinda! Porém, onde investir seu dinheiro? Saiba que existem vários modelos de investimentos, bem mais rentáveis do que uma poupança e também confiáveis.

As formas são variadas, desde as mais acessíveis até as mais sofisticadas. E é importante conhecer cada uma delas, assim, você consegue entender o mercado e dar os primeiros passos no universo do investimento.

Mas afinal, qual o melhor lugar para investir meu dinheiro? Para responder essa pergunta, nós, da Porta Nova, preparamos uma lista completa com as melhores formas de aplicação para você tomar a decisão certa. Acompanhe o conteúdo até o final e confira. Vamos lá!

Onde investir seu dinheiro: 5 opções de investimento

Saiba que existem outras opções de investimentos, no qual oferecem mais rentabilidade a você. E nada melhor do que garantir uma renda maior na sua conta, certo? Abaixo, é possível conferir os principais lugares para investir seu dinheiro.  

Tesouro Direto

Fazer negócios com o governo é sempre um bom investimento, principalmente se for para emprestar dinheiro à instituição pública. O Tesouro Direto é uma ótima opção para você investir seu dinheiro. 

O modelo de investimento do Tesouro Direto funciona assim: você empresta dinheiro para o Governo Federal, no qual usará o empréstimo em obras de infraestrutura, entre outros serviços. Tudo isso através da compra de títulos do Tesouro Direto. 

Além disso, é importante ressaltar que o dinheiro “emprestado” para o governo é devolvido na data combinada, incluindo algumas taxas de juros. E o valor dessas taxas é bem maior do que seria rendido em uma poupança.

Lembrando que esse é um investimento bastante seguro, por ser uma opção estável. Isso porque, o risco de perda é extremamente pequeno já que o receptor do “empréstimo” é o Governo Federal. Abaixo, você confere os principais tipos de Tesouro Direto:

  • Tesouro Selic;
  • Tesouro IPCA;
  • Tesouro Prefixado.

LCI – Setor Imobiliário 

Investir no setor imobiliário é uma excelente opção para garantir um rendimento maior que o da poupança. O LCI significa Letras de Crédito Imobiliário, e é um dos investimentos mais rentáveis atualmente, pois não possui cobrança de Imposto de Renda.

Isso porque, o próprio Governo Federal incentiva essa opção de investimento entre os investidores. Além disso, a modalidade também é considerada bastante segura, já que conta com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) até o limite de R$ 250 mil por CPF ou CNPJ.

CDBs – Certificados de Depósitos Bancários

Outra boa opção de investimento está relacionada ao banco. Os Certificados de Depósitos Bancários também são considerados renda fixa, além de serem bem mais rentáveis do que a poupança. 

Essa modalidade é um pouco parecida com o Tesouro Direto, no entanto, os títulos são emitidos por bancos e outras instituições financeiras. O CDB funciona como uma espécie de empréstimo: ao comprar um título, você estará emprestando dinheiro ao branco. 

Vale ressaltar que o CDB é um investimento bastante seguro, recomendado tanto para investidores iniciantes, quanto os mais experientes. Isso porque, todos os certificados possuem a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Os CDBs podem render até mais de 120% do CDI, porém, a rentabilidade irá depender bastante do prazo do seu investimento. Isso porque, ele pode ser uma opção de curto, médio ou longo prazo.

LCA – Invista no Agronegócio 

A Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) é considerado um investimento de renda fixa, no qual oferece altos rendimentos aos investidores. Ele também é isento de Imposto de Renda, por receber incentivo do Governo Federal.

Essa opção também é bastante parecida com a LCI, a diferença é apenas que um impulsiona o investimento no setor imobiliário e outro no agronegócio. Essa modalidade é uma ótima alternativa para quem deseja diversificar.

O investimento no setor do agronegócio funciona também como uma espécie de empréstimo, no qual você compra títulos de renda fixa. E após a data estabelecida, você recebe novamente o dinheiro, com acréscimos de juros. 

É importante ressaltar que o rendimento desta modalidade é bem mais alto do que uma poupança.

Fundos Imobiliários 

Outra forma de investimento é saber aproveitar o mercado dos imóveis. No entanto, essa opção é uma renda variável, diferente da citada no início do texto.  

Contudo, apesar de não ser uma renda fixa, é uma das opções que garante maior rentabilidade aos investidores. Isso porque, você pode ganhar de duas formas, sendo: rendimentos auferidos pela exploração comercial do portfólio do Fundo ou valorização dos preços de cotas.

O investimento em Fundos Imobiliários é bastante popular entre os investidores, além de ser bem simples de fazer, mas é necessário ter atenção na hora de adquirir sua cota. 

Ao obter sua cota do Fundo Imobiliário na Bolsa de Valores, é necessário reunir recursos com outros investidores. Dessa forma, você consegue comprar ou investir em itens do mercado imobiliário.

Existem diversas opções para começar a investir seu dinheiro, que vão muito além da poupança. Você pode garantir um rendimento a curto, médio e longo prazo, conforme a sua necessidade. Lembrando que não precisa ser experiente para começar a investir, afinal, todos são bem-vindos nesse mercado. 

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! A Porta Nova busca garantir o bem-estar de todos, com diversas informações sobre o mercado imobiliário. Agora que você já sabe onde investir seu dinheiro, que tal saber como calcular o valor de um imóvel? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *